Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Sofrer por Cristo

 
                                     Sofrer por Cristo.

Sofrer por Cristo (I TS 1.6)

Importância do Estudo

            Vemos que a igreja de Cristo Jesus vem sofrendo tribulação diuturnamente, pessoa se apostatando da fé por não saber encarar a tribulação, e outros insensatos questionando e lutando contra Deus sobre as dificuldades enfrentadas.
O Espírito Santo estará esclarecendo as mentes sobre este tema temido tribulação.

Introdução

Veremos neste estudo uma visão ampla e detalhada sobre o tema em pauta, chegaremos a uma definição, pois é uma necessidade espiritual da igreja, porque sabemos que o arrebatamento da igreja darse-a em um momento de bastante tribulação mas temos em mente explicar a luz da Bíblia o que é, e o que não é tribulação.

O que é Tribulação?

Tribulação é aflição, perseguição. É sofrer, ser perseguido pelo nome de Jesus. (I TS 1.6)
A mensagem da Salvação, embora recebida com grande alegria, trouxe aos Tessalonicenses um severo sofrimento porque lhes sobreveio a perseguição tanto por parte dos Judeus quanto por parte dos Gentios (1 TS 3.2-4; AT 17.5). Tendo crido nas boas novas e aceitado a nova vida acreditavam que estariam protegidos da morte até que Cristo retorna-se. Então, quando os crentes começaram a morrer sob perseguição, alguns deles começaram a questionar sua fé.
Aos Romanos Paulo escreve (RM 8.35) Essas palavras foram escritas para uma igreja que logo sofreria uma terrível perseguição. Em apenas alguns anos, as hipotéticas situações que Paulo citou se transformaram em uma dolorosa realidade. Tribulação conforme os relatos é passar por dificuldades por injurias pelo nome de Jesus. É sofrer pela fé que crer e segui. Tribulação é o mesmo que provação (I PD 1.6-7) Pedro menciona o sofrimento por várias vezes nesta carta quando ele fala das provações, não se refere aos desastres naturais ou a experimentar os castigos de Deus, mas a resposta de um mundo incrédulo às pessoas de Fé.

O que não é Tribulação?

Não podemos confundir Tribulação com as dificuldades do nosso dia a dia, Tribulação é algo que Deus permite que o crente passe para algumas finalidades. Tem pessoas que provocam a tribulação na sua vida depois coloca culpa em Deus. Crentes imaturos ver o pregador dizer: Que depois que aceita Jesus passa por tribulação. E depois o crente sai pensando que tudo que passa é uma Tribulação ficando triste e às vezes deixa Jesus. Exemplos do que não é Tribulação:
1 exemplo:
Uma pessoa acorda não ajeita o cabelo, não lava o rosto ponhe uma roupa velha e saí todo desligado em uma bicicleta para um local de difícil acesso devido à lama causada pela chuva. Depois esta pessoa volta e diz: irmão ore por mim estou passando por Tribulação saí de casa mim apelidaram de feioso, levei um baque da bicicleta dentro da lama. Isto é um exemplo de tribulação? Não é tolice.
2 exemplo:
Uma garota foi informada que ave ria prova avaliativa em uma semana para fazer na outra. A garota passa a semana toda brincando e vadiando no dia da prova tira zero e é reprovada depois vem chorando irmão ore por mim, pois to passando Tribulação. Isto é um exemplo de preguiça
Tribulação não é esses simples fatos ingênuos, infelizmente tem muito crente desta maneira pensando que tudo é provação, muitas vezes passamos um bom tempo sem ver um irmão querido, quando vemos ele já começa to na Tribulação. Como identificar o que é Tribulação para isto vamos ver qual o propósito dela.

Propósito da Tribulação:
Dividiremos em três finalidades essências.

I Para nos da vitória
Deus permite o Crente ser atribulado para que em meio as lutas, as tribulações tenhamos o suor de conseguir algo. Para que depois do final da provação ele nos entregue a benção e nós tenhamos zelo por aquilo alcançado.

II Para provar nossa obediência.
(HB 11.17)
Abraão foi provado e aprovado, ele era obediente ao ponto de oferecer a Isaque mesmo sabendo que Deus não aceitava sacrifício de humanos e ele confiava em Deus, Deus nos permite passar por tribulações para ver o grau de nossa fé.

III Para um aperfeiçoamento na fé
(I PD 1.7)
Devemos aceitar as provações como parte do processo de depuração que elimina as impurezas e nos prepara para nos encontrarmos com Cristo, estas provações nos ensinam a paciência (RM 5.3,4; TG 1.2,3) e ajudam a nos tornarmos o tipo de pessoas que Deus deseja que sejamos.
Quando o ouro é derretido, as impurezas flutuam na superfície, e podem ser separadas, o aço é “temperado” ou fortalecido quando aquecido no fogo. Igualmente as nossas provações, lutas e perseguições refinam e fortalecem a nossa fé, tornado-nos úteis a Deus.
Se você achar e concorda que o que você passa não bate com esses três propósitos você não esta em tribulação mais sim em confusão. Não podemos confundir também tribulação com tentação que é atração para fazer o mal por esperança de obter prazer e lucro. A tentação vem do Diabo ou de dentro do ser humano.
A tribulação é Deus que nos permite passar, muitos dizem que só vive na prova eu não creio que o nosso Deus vai nos deixar pra sempre na prova, mas creio que uns passa pouco tempo e outros mais, comparo as provações com as ondas do mar que vem uma após outra enfrentamos provas pequenas, grandes mais sempre ela vem e acaba  e logo surge outra.

Como vencer as Tribulações?

(Salmo 107.28) Temos que Clamar ao Senhor e ele nos livrara das nossas angustias. A oração é a arma para obtermos força orando e clamando ao Senhor e tendo a certeza (RM 8.18) que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória que em nós a de ser revelada.
Temos que confiar e crer que o Senhor que colocou na prova não nos prova além das forças. Jesus foi atribulado e venceu nós somos atribulados e venceremos, pois nossa confiança esta em Deus.

Reflexão
Em meio às provas e bonança temos que ser fiel a Deus, fomos criados para adorar e servir a Deus façamos isto na alegria ou na tristeza, na riqueza ou na pobreza, na saúde ou na doença, com emprego ou desempregado, com calçado ou sem sapato, alimentado ou desesperado o nosso Deus quer que nossa fé, confiança toda voltada para ele, muitos só se aproxima de Deus no momento de tristeza outros só no momento de alegria.

Conclusão

Tribulação é tudo quilo que sofremos por Cristo, pois quem não tem Jesus não passa por prova, somos privilegiados por Deus por sermos provados, fomos escolhidos para passar tribulação por Jesus Cristo e como disse o apostolo Paulo digo eu porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir.
Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.

Autor: Diogo Araújo da Silva. 
Bibliografia: Bíblia de Estudo aplicação pessoal, Dicionário da Bíblia de Almeida.

Nenhum comentário: