Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Superstições o perigo que pode escravizar vidas (Col 2.8)

TEMA: Superstições como devemos agir diante delas (Col 2.8);(2 PD 1.16); (1 TM 1.4)

Introdução

            Vivemos em um mudo supersticioso, onde mitologias superabundam diante da verdade, à história humana é repleta de crendices e lendas é o folclore popular, porém como nós conhecedores da verdade devemos nos portar diante dessas falácias? Será que as superstições podem acarretar males? Como agir?

1-O que é superstições?

            Vem do latim superstitione ou crendice é a crença em situações com relações de causalidade que não se podem mostrar de forma racional ou empírica. Ela geralmente está associada à suposição de que alguma força sobrenatural, que pode inclusive ser de origem religiosa, agiu para promover a suposta causalidade.
            É o folclore que segundo o site http://www.infoescola.com folclore nos leva a dois termos em inglês: Folk e lore, cujos significados são respectivamente: povo e conhecimento. Traduzindo ao “pé-da-letra” seria algo como conhecimento de um povo ou conhecimento popular.

            Desde o período veterotestamentário que encontramos relatos de superstições inclusive 90% das superstições vem de religiões politeístas e panteístas de povos sem livros sagrados que os conduzam de povos que criaram pensamentos para esclarecer duvidas, sabemos que por trás de tudo isto está satanás se aproveitando do leiguice do povo, veja esses versículos: (DT 18.9-14) vemos nesse contexto superstições aberrantes como:

I-                   Matar seu filho no fogo (2 Rs 21.6)
II-                Adivinhar
III-             Prognosticador (aquele que tira sortes para prever o futuro)
IV-             Agoureiro (pessoa que faz agouro para trazer male a outrem)
V-                Encantador (faz encantamento fazer feitiço contra outra pessoa0
VI-             Consultar mortos (após a morte segue-se ao juízo (HB 9.27)

2-Paulo combatia tais praticas  

 (Cl 2.8) Paulo elenca que devemos ter cuidado para ninguém nos fazer presa, significa nos pegar enganar com filosofias vãs, filosofia segundo o site http://www.significados.com.br é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria" e consiste no estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Paulo estava querendo dizer que não devíamos ser enganados por esses pensamentos falsos, vãos regido pela tradição de homens. De acordo com essa palavra tradição vamos ver como o Brasil é supersticioso, porque será que nosso país é tão supersticioso?  
Devido à tradição de homens: nosso país já tinha índios povo panteísta, depois chegaram os portugueses com o cristianismo paganizado católico, e trouxeram os africanos povos politeístas, sendo assim houve um ecumenismo religioso muito grande ao ponto de varias crendices passar de geração a geração até chegar a nossos dias vejamos algumas:

I-                   Não é bom deixar chinelo ponta-cabeça
II-                Quebrar espelhos dá 7 anos de azar
III-             Vassoura atrás da porta afasta visitas ruins
IV-             Coceira na palma da mão chama dinheiro
V-                Bater na madeira três vezes pra não da azar
VI-             Contar estrelas nasce verrugas
VII-          Medo da sexta-feira 13
VIII-       Banho de água assustada (tirar medo do bebe)
IX-             Dormir com a cama que os pés fiquei virado para a porta
X-                Descobri sexo do bebe (É só pegar o coração da galinha cru, e fazer um corte no meio bem fininho, colocar para ferver se o corte abrir é menina se ficar fechado é menino)
XI-             Se por chave no pescoço o bebe nasce com lábios cortado (isso é lábio leporino fissura labiopalatal, que é mais conhecida como lábio leporino, é uma doença que se desenvolve entre a 4ª e a 12ª semana de gestação do feto e é caracterizada pela abertura na região do lábio do bebê recém-nascido). Causas: o lábio leporino por problemas e descuidos durantes a gestação, como a ingestão de medicamentos contraindicados, uso de drogas, entre outros.

Nós evangélicos como brasileiros que somos, estamos nesse contexto de superstições, cabe a cada um se pegar com a palavra de Deus e refutar essas falácias devemos nos pegar a Cristo, infelizmente em nosso meio existem igrejas supersticiosas um grande exemplo são as igrejas neopentecostais leia esses exemplos:

I-                    Ungir carro
II-                Sal grosso pra desencapetar
III-             Sabonete ungido
IV-             Acredita que ser pobre ou doente ta com demônios
V-                Óleo ungido de Israel
VI-             Vassoura ungida
VII-          Celular ungido
VIII-       Rosa ungida
IX-             Tijolo ungido

Conclusão
            As superstições existem, elas aprisionam muitas vidas, muitas pessoas deixam de desfrutar a vida com medo de crendices populares, as superstições trazem nefastas conseqüências para a humanidade, como igreja do Senhor devemos rejeitar tais ensinamentos dentro da igreja e nós não devemos dar credibilidade a esses conceitos que não tem provas, que são passados de gerações em gerações por homens falíveis, devemos crer na bíblia livro sagrado onde se encontra toda a verdade. Se liberte sempre se questione será que isso é verdade? Tem provas? Está escrito na bíblia? Não seja uma marionete.




Nenhum comentário: