Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

domingo, 22 de janeiro de 2012

Preconceitos em tempos Biblicos

Jesus quebra as barreiras dos preconceitos e diferenças Culturais

Introdução

            A nação de Israel era uma nação santa, separada e havia nas leis restrição, ou seja, o povo de Deus não podia compactuar com os gentios, porem se esqueceram do que está em (GN 12.3) em ti serão benditas todas as famílias da terra, Deus queria através de Israel fazer seu nome conhecido as outras nações estranhas, porem a lei por ser rígida, proibia o casamento entre israelitas e estrangeiros, proibia o comer junto. Com isso Deus tinha o propósito de deixar Israel livre de se contaminar e para que eles não fossem influenciados pelas nações estranhas e caíssem em pecado adorando outros deuses e etc.
            Com essa separação entre israelitas e as demais nações começaram a ocorrer preconceitos e divisões até o ponto de não falarem entre si como veremos adiante.

Palavra-Chave: Preconceito significa Idéia ou conceito formado antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial.

1-A raiz para o preconceito veio desde o velho testamento

            (Jz 14.3) A nação de Israel tratava os gentios chamando-os de incircuncisos, uma forma de agredir verbalmente as nações estrangeiras, conseqüentemente os estrangeiros também tratavam os israelitas diferentes (Ester 3.8), era uma guerra constante. Sabemos que os israelitas não pecavam por não aceitar o comportamento gentio (1 RS 11-1-4) até porque a lei não permitia qualquer relacionamento (NE 13.1-9) os Moabitas não podiam entrar no templo de Deus, porém isso foi levado a serio demais e ao invés de Israel de alguma forma levar Deus aos estrangeiros, só viviam em guerras e dizendo que Deus só era deles.

2-Preconceitos no Novo Testamento

            Os Samaritanos que eram pessoas nascidas em Samaria não se davam com os Judeus, por causa de diferenças de raça, religião e costumes (2 RS 17.29; João 4.9), os Judeus nem falavam com os samaritanos de tanta rivalidade que havia. Esse preconceito foi resultado da mistura ocorrida quando o reino do norte cuja capital era samaria foi derrotada pelos Assírios, muitos Judeus foram deportados para babilônia e estrangeiros foram levados para colonizar Samaria e ajudar a manter a paz, o casamento misto entre estrangeiros e judeus remanescentes resultou em um povo misto que se restabeleceu do Reino do Sul, e era considerado impuro na opinião de Judeus etnicamente puros, os judeus evitavam passar por Samaria.

3-Fariseus e Saduceus

            Os Fariseus eram membros de um dos principais grupos religiosos dos Judeus. Os fariseus seguiam rigorosamente a lei de Moises e as tradições e costumes dos antepassados, acreditavam na ressurreição e na existência de seres celestiais, os fariseus não se davam com os saduceus que eram membros de um grupo judeu, eles não se entendiam (Atos 23.7-8), Porque os saduceus eram contra os ensinos dos fariseus, pois os saduceus não criam em ressurreição e em seres celestiais como os fariseus criam.

4-Jesus veio para quebrar as barreiras de preconceitos religiosos

            (João 4.9) quando falou com a mulher Samaritana, (LC 7.36-50) ele entrou na casa de um fariseu, e recebeu uma pecadora que o adorou, (LC 19.5-7) ele dormiu na casa de Zaqueu que era publicano considerado pelos judeus como um pecador um ladrão, (LC 5.30-32) os discípulos de Jesus comiam com os publicanos e pecadores. (MT 9.10-13) depois de sua ascensão ao céu Jesus deu esta revelação a Pedro mostrando que ele veio para quebrar a barreira da separação (Atos 10.11-16) (Atos 10.28-29) era proibido um judeu se ajuntar aos gentios, mas a graça rasgou o véu do templo (MT 27.51) hoje todos podem entrar no santo dos santos e desfrutar do reino dos céus.
            (ATOS 10.45-46) Deus mostrou a Pedro e a todos que na graça, não há acepção de pessoas e que Jesus quer salvar a todos independente de raça, cor, etnia, patamar ou formação cultural. Porém Pedro mais na frente quis dar lugar ao velho homem (GL 2.11), Pedro estava dando lugar à hipocrisia leia todo o texto (GL 2.11-21), Paulo o repreendeu dizendo tu obrigas os gentios a viver como Judeus! Porém vemos que a Graça de Jesus Cristo deu a liberdade para os gentios se salvarem pelo favor imerecido de Cristo e não pelas obras da Lei Judaica.
            Hoje infelizmente há pessoas que parecem os Judeus da época da bíblia, preconceituosos se dizendo que o céu só pertence a eles e às vezes não saúdam com a paz do Senhor a uma pessoa de outra denominação. Fazem como os hipócritas (MT 23.13) fecham as portas dos céus para os outros e no fim nem eles irão para os céus, o preconceito é tão grande que não fala com um bêbado, com um mendigo, com uma prostituta em fim são iguais aos judeus com uma capa cristã. Aprendemos que Jesus agia diferente dos Judeus por isso era muito criticado, irmão ame o próximo de verdade não só de palavras, convide os pobres a sua igreja, convide os ladrões, homossexuais, feiticeiros, prostitutas, pois Jesus quer libertá-los do pecado e salva-los, porém você tem que fazer sua parte não ache que a igreja é sua propriedade quando entrar um pecador não o trate mal, não fique olhando para ele por baixo com preconceito, o abrace pregue para ele. Jesus está voltando e quer salvar, amém.

Conclusão

            Medite nesta frase que nós escutamos muito quando estamos evangelizando, “eu não quero ser crente hoje, porque não estou preparado (a) sou pecador”. Em fim o pecador tem uma visão que Jesus é para os salvos e quem gerou isso foi à própria igreja, vemos em (João 3.17); (MT 9.12-13); (Mc 2.17); (Lc 5.30-32). Estes textos bíblicos comprovam que Jesus veio para os pecadores e não para os sãos, porém nós temos que passar essa mensagem para eles, e como podemos fazer isto? Pregando o evangelho e vivendo o que acreditamos, ou seja, Deus é amor, amemos os pecadores. Para nós hoje não fracassar na nossa missão (Mc 16.15) que é pregar o evangelho, Israel devia passar Deus aos gentios, porém fracassaram, e nós igreja devemos passar Cristo ao mundo cuidado para que o nosso orgulho não venha gerar um preconceito e com isto afastar as pessoas de  Jesus, pois elas  que precisam dele, pense nisso. Amém.

Bibliografia:

Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal
Bíblia de Estudo Almeida
Dicionário bíblico Almeida
E o Espírito Santo que é o interprete da bíblia.
Autor: Diogo Araújo da Silva      
              

            

Nenhum comentário: