Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

sábado, 23 de janeiro de 2016

Três consequências do pecado de Sansão

Introdução

       A palavra "Pecado"(do original grego "Harmatia") significa errar o alvo. Nosso alvo é Cristo, tudo que nos tira desse alvo constitui-se pecado que também pode ser chamado de: impiedade, desobediência e transgressão. Todo pecado tem uma consequência seja pequena ou grande, todos que pecam sofrem as nefastas consequências. Neste estudo estaremos elencando três consequências sofridas por Sansão após o pecado de ter confessado o segredo da sua força a Dalila.

1- Sansão perdeu suas forças (Juízes 16.20)

     Antes de perder as forças Sansão brincou com o pecado, ele persuadido por Dalila inventava que sua força consistia em tal coisa, como ele falava Dalila fazia afim de enfraquece-lo, em meio as circunstâncias Sansão continuava com ela, confira:

I-(JZ 16.7) amarrou ele com sete tendões frescos.
II-(JZ 16.11)amarrou ele com cordas novas.
III-(JZ 16.13)Teceu 7 tranças da cabeça com a urdidura da teia e as firmou com pino de tear e o amarrou.

    Nas três primeira tentativas de Dalila já era um motivo para Sansão correr do mal, porém ele tomado pelo prazer, foi envolvido pela concupiscência da carne, ela descobriu todo seu coração, ele acabou confessando o real segredo da sua força. Com isto ela corta suas tranças e ele fica igual a qualquer homem, Sansão fica sem "forças", a primeira consequência do pecado de Sansão foi perder à "força", da mesma forma é na vida espiritual de um cristão, se torna sem forças para: ir ao templo, orar, ler a bíblia, evangelizar etc.

2- Ficou Cego (Juízes 16.21)

    Um dos canais de pecado do homem são os olhos, a concupiscência dos olhos faz e fez muitos pecarem, ele era uma pessoa que mesmo antes de Dalila era mito seduzido pela exterioridade leia (JZ 14.1-3). Sansão pecava no desejo dos olhos, Jesus alertou sobre isto (MT 5.29), devemos arrancar o olhar carnal pra salvar nossa vida da condenação eterna, "quem enxerga pelos olhos carnais se torna cego espiritual". Sansão acabou ficando cego duas vezes, cego espiritual e cego literal, (JZ 16.21). A segunda consequência do pecado de Sansão foi ficar "cego literalmente". Da mesma forma um cristão em pecado é cego espiritual ele ver tudo pelo lado carnal, não compreende as coisas do Espirito Santo (1 Coríntios 2.14).

3- Foi zombado (Juízes 16.24-25)

   Sansão ficou sem forças e cego e para piorar a situação foi levado ao templo dos Filisteus para ser zombado, todas as nações temiam a força de Sansão, porém agora ele é ridicularizado pelo fato de estar como qualquer homem, Sansão levou o portão de gaza nos ombros, matou mil homens com uma mandíbula de jumento, tinha forças, agora é zombado. A última consequência do pecado de Sansão foi ser "zombado". Da mesma forma o cristão que cai em pecado é totalmente ridicularizado por Satanás, o diabo engana o ser humano para que o mesmo usufrua do pecado, porém depois de estar dentro ele se encarrega de sujar o cristão, nisso ele é perfeccionista, é o pai da mentira. Cuidado! Pastores, Presbíteros, Diáconos, Obreiros, Despenseiros o inimigo quer destruir seu ministério e pôr seu nome na lama, não faça como Esaú não troque sua primogenitura por um prato de lentilhas (GN 25.34). Faça feito Nabote (1 Reis 21.1-7) não negocie sua vinha com ninguém por mais que custe sua cabeça, melhor é morrer com um bom nome do que estar vivo e ser ridicularizado.

Conclusão

   Em meio ao fracasso e ao pecado existe uma solução para sua vida (PV 28.13), aquele que confessa seus pecados e deixa de praticar alcança misericórdia do Senhor, Sansão se arrependeu orou ao Senhor (JZ 16.28-30) e Deus perdoou seus pecados e lhe deu um presente suas forças voltaram e Sansão cumpriu sua missão na terra que era de libertar os israelitas das mãos dos filisteus, ele derruba as colunas do templo e mata todos os filisteus que escravizavam os israelitas, "não permita que o pecado atrapalhe sua missão na terra" se arrependa e Deus irá te usar como em outrora e seu nascimento valerá apena e consequentemente você deixará um grande legado.





Nenhum comentário: