Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Aprendendo com Barnabé (Atos 11.19-24)


Introdução

         A história de Barnabé é pouco comentada pelos pregadores cristãos, história que está contida no livro histórico de Atos dos apóstolos, o relato da biografia de Barnabé é tão importante como a do apóstolo Paulo e outros, nesse estudo iremos conhecer o grande legado desse servo de Deus.

1-    Quem foi Barnabé?

Etimologia do seu nome Barnabé no original significa “Filho da Consolação”, seu nome era José (Atos 4.36) teve o nome posto pelos apóstolos para Barnabé, ele era Natural de Chipre que era nos tempos bíblicos uma ilha do mar mediterrâneo, o mesmo era Levita, da tribo de Levi poderia ser um sacerdote, abnegou tudo para seguir ao Senhor Jesus.

2-    Seu Chamado:

(Atos 13.2-3) foi chamado por Deus após orações e jejuns, Deus se revelou mostrando que ele e Saulo deveriam fazer a obra missionária, nos faz lembrar o que ocorreu com nossos pais, o site http://assembleiavilaverde.com.br/ comenta que: O Espírito Santo revela "Pará”. No ano de 1910, na casa de um irmão chamado Adolfo Ulldin, em South Bend (EUA), Deus falou maravilhosamente com Daniel Berg e Gunnar Vingren. Vejamos o que o próprio Vingren nos diz: "Num dia, no verão, Deus pôs no coração que deveríamos nos reunir num sábado à noite para oração. Quando orávamos, o Espírito do Senhor veio de uma forma poderosa sobre nós (...) Um irmão, Adolfo Ulldin, recebeu pelo Espírito santo palavras maravilhosas e mistérios escondidos que foram revelados. Entre muitas coisas, o Espírito santo falou por meio desse irmão que nós deveríamos ir a um lugar chamado "Pará", onde o povo a quem testificaríamos de Jesus era de um nível social muito simples. Nós iríamos ensinar-lhes os primeiros rudimentos do Senhor. Também escutamos pelo Espírito santo a linguagem daquele povo, o idioma português (...). Nenhum dos presentes conhecia tal lugar. Após a oração, fomos a uma livraria a fim de consultar um mapa que nos mostrasse onde estava localizado o Pará. Descobrimos então que se tratava de um Estado no Norte do Brasil."
Os nossos pais tal qual Barnabé e Saulo foram separados pelo Espirito Santo de Deus após orações e clamor a Deus. Devido a este motivo tanto nossos pais como Barnabé e Saulo foram prósperos em seus ministérios diferentes de muitos que abrem igrejas no intuito de fazer comércio da fé.

3-    Foi um fiel discípulo do Senhor Jesus

Barnabé era doutor (Atos 13.1), a igreja primitiva passou pelo discipulado (Atos 2.42) aprenderam a doutrina dos apóstolos que era baseada em Cristo, (Atos 5.42) Barnabé tinha esse dom ministerial, tinha uma capacitação divina de ensinar a outrem de transmitir a palavra com eficácia e unção, ele foi regenerado (João 3.3-4) que significa nascer de novo. Ele passou pelo discipulado de fato, se converteu e recebeu cargos eclesiásticos.

4-    Foi um fiel mordomo de bens materiais e finanças

Ele praticava a mordomia cristã era um administrador um despenseiro que é o cristão administrador dos dons, obreiro responsável por cuidar das coisas de Deus (Tito 1.7).
Barnabé trabalha assim como Paulo a fim de dar exemplo (1 Cor 9.6) Paulo fazia tendas (Atos 18.3). Áreas da mordomia cristã:
I-tempo (DN 6.10)
II-Talentos (MT 25.14-30)
III-bens materiais (SAL 24.1)
A mordomia é reciproca Deus confia e dar, quem granjeia recebe mais.

5-    Barnabé o apóstolo que amou o serviço social Cristão:

(Atos 11.28) Ágabo profetizou fome sobre a terra na época do imperador Cláudio nessa ocasião em que a igreja em Antioquia envia ajuda aos irmãos da Judeia. (Atos 11.29-30) cuja tarefa foi feita por Paulo e Barnabé.
Barnabé não era avarento (Atos 4.36-37) depositou o valor de uma herdade nos pés dos apóstolos, fez diferente de Ananias e Safira (Atos 5.1-11). Não somos conhecidos como verdadeiros servos de Deus apenas por roupas ou dons, mas pelo amor ao próximo (João 13.35).

6-    Barnabé, discipulador e missionário separado pelo Espirito Santo de Deus:

Barnabé tinha três características importantes que o faziam um discípulo diferente:
I-Cheio do Espirito Santo (Atos 11.24)
II-Homem de bem (Atos 11.24)
III-Homem de fé (Atos 11.24)
Suas atitudes ratificam como um home de bem amoroso, amar não significa concordar com o erro, mas ajudar o próximo sempre dizendo a verdade.
Ele era um missionário (Atos 13.2-3) amoroso apresentou Paulo aos discípulos (Atos 9.26-27), veja que muitos hoje não ajudam novos convertidos com receio, com Paulo foi diferente Barnabé ajudou ele a ser conhecido e não mais o temerem, certa feita ele se desentendeu com Paulo (Atos 15.36-40)e se separaram devido Marcos que o abandonaram na primeira viagem missionária (Atos 13.13), e na segunda viagem Paulo não o quis mas leva-lo achando injusto tal atitude porém Barnabé deu uma nova oportunidade de mudar (2 Tm 4.11) e mais na frente o próprio apostolo Paulo o reconheceu. Barnabé era diferente era um líder que acreditava que dava oportunidades.

Conclusão

Temos que ser como Barnabé cheio Espirito Santo, fé e ser um homem de bem, que ame ao próximo, Barnabé  é um exemplo de solidariedade ele ajudou os cristão na Judeia, apresentou Paulo aos apóstolos, acreditou em João Marcos quando Paulo o rejeitou, Barnabé deixou um grande legado, exemplos.




Nenhum comentário: