Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

A Parábola da Figueira Estéril (LC 13.6-9)

Introdução

     A parábola da figueira estéril nos faz refletir sobre a importância do arrependimento para alcançar misericórdia do Senhor, nesse estudo estaremos explicando o real significado da parábola e consequentemente fazendo uma aplicação pessoal do tema para edificação da nossa vida espiritual.

1- Parábola:

   Segundo o dicionário almeida "Parábola"é geralmente uma história curta ou comparação baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do Reino de Deus, ou de sabedoria ou moral. Por que Jesus falava em parábolas?

I- Cumprimento de uma profecia (SAL 78.2) (MT 13.34-35)
II- O reino dos céus era destinado aos humildes de coração (MT 13.13-15)

    Sendo assim mais uma profecia que se cumpria no Senhor Jesus, ele usava desse artifício para esconder verdades aos ignorantes que não queriam ouvir e revelava aos pequeninos. (MT 11.25).

2-A Figueira Estéril:

    Nesta parábola havia uma figueira plantada em uma vinha, figueira é uma árvore que produz frutos denominados de figos que é um fruto carnoso que têm seu pericarpo suculento. Esterilidade no contexto significa árvores que não dão frutos.  Ela estava plantada em meio aos pés de uvas (vinhas). Na parábola a Figueira representa a nação de Israel, que na época de Jesus e até os dias atuais não dão frutos, vivem no orgulho e no pecado. Jesus repreende seus interlocutores (Lc 13.5); (Lc 13.4) que não queriam se arrepender dos seus pecados e consequentemente iriam perecer igualmente aos galileus e outros 18 que foram vítimas da queda da torre de Siloé.
     "Arrependimento" do hebraico "naham" é um virtude importante para se alcançar as misericórdias do Senhor, o arrependimento é a porta do perdão. Arrependimento significa mudança de atitude mental e de propósitos e as vezes de sentir tristeza por errar. pode ser aplicado ao adolescente crente, por ter o compromisso de ser luz do mundo e sal da terra. O que é ser luz do mundo e sal da terra?

I- Luz do mundo (MT 5.14, 16) refletir as obras para o mundo afim de Cristo ser glorificado.
II- Sal da terra (MT 5.13) fazendo uma analogia com o sal: dar sabor, sede, não é percebido na comida mas se sente no paladar, conserva alimentos fora da geladeira. Da mesma forma o sal na vida do crente faz ele dar sabor ao mundo, faz os pecadores sentir sede de Deus, o crente com sal não faz nada para aparecer mas Deus aparece nele e por último o crente com sal conserva a sã doutrina, conserva sua vida em santidade.

3-Cumprimento desta parábola na vida de Israel:

    Antes de ratificar essa parábola cabe ressaltar que Israel sempre sofreu, essa nação foi dividida pós a morte do rei Salomão em reino do norte e reino do sul, as 12 tribos se dividiram em reino do norte (1 RS 12.1-25) com 10 tribos respectivamente e reino do sul com 2 tribos tendo como capital Jerusalém. Essa nação mesmo antes da vinda de Jesus a terra já sofria devido a desobediência o reino do norte acabou sendo cativo pelos Assírios e o reino do Sul se tornou cativo pela babilônia do terrível nabucodonosor. Nos tempos de Jesus viviam no jugo romano.
   Como Jesus falou os Judeus pereceriam, há séculos sofrem o templo construído por Salomão foi destruído por nabucodonosor no período do exílio babilônico, ( 1º templo) e no ano 70 dc o general Tito sitiou Jerusalém e destruiu o templo mais uma vez (2º templo) que foi reconstruído por liderança de Zorobabel ao voltar do cativeiro babilônico, após a destruição do segundo templo o povo se dispersou no mundo, despatriando até o ano de 1948 voltando a ser nação novamente, logo após o grande genocídio anti semita liderado por Adolfo Hitler. A supracitada profecia se finalizará na segunda vinda de Cristo.

4-Aplicação pessoal:  

    Figueira: Israel. Dono da vinha: Deus. Viticultor: Jesus. Estrume: A palavra. Fruto: boas obras acompanhada pelo arrependimento pelo pecado.

    (MT 7.16-20) O agricultor ara a terra após lança as sementes em seguida espera a chegada das chuvas temporã e  e serôdia, que dão respectivamente a germinação no solo e o amadurecimento do fruto, é pelo fruto que se conhece uma árvore, quem é bom produz bons frutos quem é vive na carne produz frutos maus, as árvores que não dão frutos o fim é ser cortada e lançada no fogo, o adolescente salvo deve produzir fruto (GL 5.22-25). Não se conhece um crente por manifestações de dons (MT 7.22-23) e sim pelas atitudes cristãs pela santidade que é o caráter divino em nós, (TG 3.2) afirma que quem controla a língua é perfeito, porque Tiago sabia que uma pessoa carnal não consegue dominar a língua quem domina a língua é uma prova de uma vida espiritual.
     Temos que ser santo "separado" para adquirirmos uma perfeita comunhão com Deus e começar a brotar os frutos de Deus em nós caso contrario seremos como os Judeus raquíticos e sofreremos as nefastas consequências da desobediência.
      A igreja têm que produzir Deus pacientemente espera devido a graça do Senhor Jesus Cristo que está lançando o estrume afim de que os frutos aparecem caso contrário será cortada e lançada no fogo, faça sua escolha ou produz pra ser salvo ou fica estéril pra ser condenado.

Conclusão 

   Se não frutifica não pode colher, quer ter uma colheita com Deus produza frutos agradáveis e Deus reciprocamente encherá teu odre.

Nenhum comentário: