Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Resumo do Livro Pais Brilhantes/Professores Fascinantes de Augusto Cury

Introdução

    No começo do livro ele começa, fazendo uma analise baseando-se no tópico: Para onde caminha nossa Juventude. De uma forma fantástica ele faz uma analise critica, ressaltando a questão de como estamos educando nossos jovens, fala da supervalorização do "Ser", da superproteção dos pais para com os filhos, ao ponto de blindar a infância das crianças, ele alerta sobre o mundo superficial que foi criado para essa nova geração e relata as nefastas consequências, gerada nas mesmas.

    Vejamos algumas consequências citadas pelo autor da obra:

1- Obstruindo a inteligencia das crianças e adolescentes. 
     Essa nova geração está com a mente obstruída, ou seja, estão com a mente tampada, fechada, porque? Pais e filhos vivem ilhados, raramente choram juntos e comentam sobre seus sonhos, mágoas, alegrias, frustrações. os filhos são criados com muitas informações e nenhum sabem usa-los na pratica, são preparados para o sucesso e nunca para enfrentar desafios. Nós nos tornamos máquinas de trabalhar e estamos transformando nossas crianças em máquinas de aprender. Devemos usar o sofrimento para construir a sabedoria. Mas quem se importa com sabedoria na era da informática?

2-Usando erradamente os papéis da memória.
    Nossa memória virou um depósito de informações inúteis, a maioria das informações que aprendemos não será organizada na memória e utilizada nas atividades intelectuais. As escolas estão falhando no seu papel, não conseguem atrair, fazem com que os alunos não tenham prazer em aprender, porque são muitas informações que nunca serão usadas, informações posta na mente como se põe roupa em um balde.

3-Estamos informando e não formando.
    Estamos informando os jovens, e não formando sua personalidade. não estamos educando a emoção nem estimulando o desenvolvimento das funções mais importantes da inteligencia, tais como contemplar o belo, pensar antes de reagir, expor e não impor ad idéias, gerenciar os pensamentos, ter espírito empreendedor.

4-Procurando pais brilhantes e professores fascinantes. 
    Ele termina a introdução do livro enaltecendo a necessidade de se preparar pais brilhantes e professores fascinantes, como efetuar essa tarefa. Para isso ele elenca "Sete Hábitos dos Bons Pais e dos Pais Brilhantes.

estarei postando esse resumo em breve.
 

Nenhum comentário: