Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Mas nós temos a mente de Cristo.


Tema: Vivendo com a mente de Cristo (1 Co 2.16 b)

Introdução:

            Paulo escrevendo aos coríntios diz que nós temos a mente de Cristo. Será que vivemos com a mente de Cristo? Para chegarmos a esta conclusão temos que analisar a personalidade de Jesus em sua vida e fazer uma analogia dos atributos de Cristo em nossa vida.

1-Como não era a mente de Cristo:

I-Não era Igual a da Cultura da sua época:

            Na época de Jesus o império Romano era a potencia mundial, eles eram soberbos e o poder era primordial no império, ao ponto deles oficializarem o culto imperial. Fazendo do imperador um deus, e um ditador com dogmas super irrevogáveis, construíram templos em Roma dedicado ao imperador eles eram venerados, respeitados, suas palavras eram imutáveis, gostavam do poder, ao ponto de sabermos que a historia romana foi muito suja a nível imperial a maioria dos imperadores assumiram o trono com lutas, mentiras e até mortes.

            Essa cultura aos poucos influenciou os religiosos Judeus vejamos o comportamento dos fariseus, escribas etc. no tempo de Jesus:

Ø  Eles gostavam de serem vistos (MT 6.5); (MT 23.5)
Ø  Gostavam de serem saudados (Mt 23.7)
Ø  Gostavam de serem chamados de mestres (MT 23.7)
Ø  Amavam os primeiros lugares nos banquetes e as primeiras cadeiras na sinagoga. (Mt 23.6)
Ø  Não se preocupavam com o reino dos céus, só tinham medo de perder o prestigio de Roma e de perder seu poder diante da sociedade. Prova que o acusaram a Pilatos de rei dos Judeus. (João 11.47-48). Jesus era diferente (Fl 2.6-8). ele se fez servo mesmo sendo Deus, hoje muitos crentes não se preocupam com volta de Cristo mas apenas em perder suas posições e cargos, e muitos vivem da soberba da vida.

Porem Jesus não caiu na cultura da sociedade materialista e soberba da sua espoca. Os seus discípulos também estavam enraizados nesses pensamentos:

Ø  (Mc 9.33-37) eles discutiram sobre quem seria o maior no reino dos céus.
Ø  (Mt 20.20-28) a mulher de Zebedeu pediu a Jesus que quando Jesus assumisse seu reino os seus dois filhos Tiago e João. Fosse colocado um a sua direita e outro a sua esquerda. Jesus (Mt 20.25-28) mostrou  para ela a diferença do seu reino para o humano (João 18.36), com ele falou seu reino não era aqui na terra, ela mostra aquela mulher  que quem quiser o primeiro lugar entre eles seria servo, cortando qualquer tipo de soberba.
Ø  (João 13.1-11) Jesus definitivamente quebra o orgulho e a soberba dos discípulos quando ele lava os pés dos mesmos. Pedro estava com a cultura enraizada na mente, pois se recusou pela soberba de ter seus pés lavados por Jesus, o mestre disse que se ele não permitisse não teria parte com ele. Jesus pela sua onisciência sabia que eles seriam lideres, e como servos do reino de Deus deveriam ser lideres não como imperadores romanos mais como ovelhas de Cristo humildes e simples.

II- Jesus não excluiu os pecadores:

Ø  (Lc 19.7) Jesus se hospedou na casa de Zaqueu.
Ø  (Lc 7.37-38) Permiti uma pecadora ungir seus pés.
Ø  (Mc 2.15-17) Jesus comia com os pecadores.

III- Jesus não veio Julgar e sim salvar:

Ø  (Mc 2.17) veio para os doentes e não os são porque os são não precisam de médicos veio para os pecadores.
Ø  (João 3.17) veio salvar o mundo.

2-Jesus tinha em sua mente o fruto do Espírito (Gl 5.22-23)

            Todos esses frutos são aplicáveis a mente de Cristo:

Ø  Amor: (Mt 26.39) quando cumpriu o desafio da crucificação pela humanidade ele superabundou em amor. Quando disse: todavia não seja como eu quero mais como tu queres.

Ø  Alegre: mesmo sofrendo teve animo em dizer, pai perdoa lhes porque eles não sabem o que fazem. 

Ø  Paz: (João 14.27) ele disse deixo-vos a minha paz, a minha paz vos dou.

Ø  Longânimo: (Mt 4.2) jejuou 40 dias e 40 noites ele não tinha pressa em sair da presença do rei.

Ø  Benigno e bom (Mt 11.28) vinde a mim todos vos que estais cansados e oprimidos e eu vos aliviarei ele mostrou isso na integra ao salvar muitos dos jugos pesados.

Ø  Fidelidade: ele foi fiel até a morte e nunca pecou e em sua boca nunca foi achado engano. (Is 53.7)

Ø  Mansidão: (Mt 11.29) ele mesmo disse porque sou mando e humilde de coração.

Ø  Temperança: (MT 4.3-4) ele tentado disse nem só de pão viverá o homem mais de toda a palavra que sai da boca de Deus.
Conclusão

            Concluímos, que a mente de Cristo é muito diferente da humana, vemos nas suas historicidades que ele sempre surpreendeu as multidões tomando decisões diferentes, de qualquer homem natural, então em um século desenvolvido como é esse XXI, para termos a mente de Cristo devemos estar repletos do fruto do Espírito, pois hoje prevalece o materialismo a ganância pelo poder, mas façamos feito Paulo (1 Co 11.1) sede meus imitadores como eu sou de Cristo. Quem imita a Cristo tem sua mente e faz como Paulo (Fl 4.11-13), se esquece do poder das riquezas e prioriza o reino dos céus!

Nenhum comentário: