Esboço da Lição 4. Do 4º trimestre de 2012
Tema: Amós- A injustiça Social como parte da Adoração
Introdução:
Esta lição
em pauta tem com tema o terceiro profeta menor o Amós, nome este que
etimologicamente falando significa “fardo”, ele era de Tecoa que quer dizer
“Soar o chifre do carneiro”, ele foi um profeta que soou as mensagens para o
reino do Norte. Nesta lição vamos aprender sobre a vida pessoal de Amós e a
estrutura do livro e saberemos que justiça social é um empreendimento bíblico e
apontaremos a política e a justiça social como elementos de adoração a Deus.
1-
Quem foi Amós?
Amós era pastor e cultivava figueiras
no Reino do sul (Judá), mas também profetizava para o Reino do Norte (Israel),
ele era de Tecoa a sua terra natal localizava-se no acidentado interior
pastoril de Judá, a cerca de 16 quilômetros
ao Sul de Jerusalém.
2-
Amós profetizou na época do Rei
Jeroboão II:
Quem foi Jeroboão? II (2 RS 14.23-29), foi o 13º rei de Israel que reinou 41 anos depois de
Joás, seu pai, no seu tempo houve
muito progresso mas o povo continuou na corrupção e na idolatria. Ele não
apresentava qualquer devoção a Deus, porém sob suas hostis orientações
militares e sua hábil administração, Israel desfrutou de poder nacional e
prosperidade material mais do que em qualquer tempo desde os dias de Salomão.
Jeroboão ignorou procedimentos justos e íntegros, no seu governo o rico se
tornou mais rico e o pobre mais pobre, as pessoas ficaram egoístas passaram
a confiar mais no seu poder do que em Deus. Os pobres foram tão oprimidos que
se esqueceram de Deus.
3-
Como foi o governo de Jeroboão II:
No seu Governo Israel foi prospero de
fato ele reconquistou (2 Rs 14.28) Damasco e Hamate que pertencia a Judá e se
tornou forte e trouxe muita prosperidade a Israel mais até que Salomão.
Os fazendeiros eram desalojados de
suas terras, que passaram a integrar o patrimônio dos ricos.6 os mercadores
oprimiam os pobres usando pesos e medidas diferentes na compra de cereais, e
muitas pessoas tinham de vender seus próprios filhos para que se tornassem
escravos. Era um cenário que atrairia a ira divina.
Nas mansões luxuosas, as mulheres
reclinavam-se em divãs incrustados de marfim, degustando carnes e bebendo taças
de vinhos exóticos a elas competia andar na moda.
Veja cinco principais pecados que
ocorreu em Israel na época do governo de Jeroboão II:
Ø Vender os pobres como escravos (DT 15.7-11; Am 8.6; 2.6)
Ø Explorar os pobres (EX 23.6; DT 16.19)
Ø Pecados ligados a perversão sexual (LV 20.11,12)
Ø Fazer empréstimos com juros exorbitantes (EX 22.26-27)
Ø Adorar falsos deuses (EX 20.3-5; Am 2.8)
4-
Amós protesta contra a Injustiça
Social:
Ele era uma pessoa simples boieiro
sem uma cultura acentuada, porém corajoso ao ponto de chamar as mulheres ricas
da cidade de “vacas,” uma linguagem
pouco ortodoxa para aqueles dias. Ele protestou sobre a desonestidade que
pervertia os direitos das viúvas, órfãos e necessitados (Am
2.6-8;5.10-12;8.4-6). No cardápio ainda estavam incluídos o luxo extravagante,
a prostituição e a idolatria ( Am 2.7;5.12;6.1-3).
PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO CHEGAMOS A
SEGUINTE AFIRMAÇÃO SERIA MAIS CONVINIENTE TERMOS PESSOAS IMPIAS OU EVANGELICAS
NA POLITICA? Na época de Jeroboão II ele desviou-se dos caminhos do Senhor e
fez tudo que era mal (2 RS 23-24). Devido seu desvio de fé toda a nação sofreu.
E vemos a preocupação de Deus com assuntos sócias na sua lei era obrigação
cuidar veja: (EX 22.22; DT 10.18;DT 14.29;DT 24.19) e das causas das viúvas, órfãos
e dos pobres algo que não acontecia em Israel. Porém como isso ser cumprido em
um governo onde o rei estava sem o temor de Deus. Com isso respondemos a
resposta da pergunta antérico. É melhor termos pessoas evangélicas na política para
brigar pelos nossos direitos e defender as leis divinas impedindo que projetos satânicos
entrem em vigor etc. Deus está preocupado com a situação social de cada país e
ele quer testemunhas fiéis para levar sua palavra confrontado o pecado. E os políticos
evangélicos são as pessoas melhor para fazer isso porque a eles foi delegado
esse poder de propor e debater assuntos relacionado a sociedade.
5-Aplicação Pessoal da lição:
Dentre tantas aplicações podemos
citar 3 essências:
Ø Amós começa trazendo mensagens de juízo
para varias nações (Am 1.1-15;2.1-5) como Damasco, Gaza, Asdode, Tiro, Gileade,
Rabá, Moabe, fala também sobre Judá reino do sul como capital Jerusalém. Até ai
todos escutam porque foram palavras contra outras nações quem sabe eles até
riam e gostavam e acrescentavam as profecias querendo mais, porém chega a vez
de Amós profetizar contra a nação onde ele estava Israel Reino do Norte (Am
3.1-15), agora muda o tom, será que os moradores de Israel gostaram da repreensão
pelo menos Am7azias não (Am 7.10-16), ou seja, julgar os outros é fácil
mais reconhecer seus erros as vezes se torna difícil para os cegos. É necessário
todo dia se olhar no espelho. Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama,
assim como o pai, ao filho a quem quer bem (Provérbios 3.12). Devemos aceitar
as correções do Senhor!
Ø Deus se preocupa com a justiça social, assim
entendemos que ele se preocupa com questões políticas e nós somos seus
representantes na terra, partindo desse pressuposto cai o mito evangélico que política
é pecado, que traz o pecado a política são os governantes que dão lugar as
obras da carne. Porém é possível ser fiel como José (Gn 41.37-57) que foi Governador
do Egito e Daniel ( Dn 6.2) que foi Presidente mais ele era fiel (Dn 6.4-5). Hoje
é possível o crente tendo Deus em primeiro lugar.
Ø Deus escolhe pessoas simples para sua
obra Amós era boieiro (Am 7.14,15). Mas para Deus usar alguém não precisa de
anel de formatura nem ser da auta sociedade, basta ter comunhão com ele e ter a
chamada de Deus para fazer sua obra. Nunca se sinta inferior ou sem condições de
exercer aquilo que Deus propôs para você mais faça o que Deus mandou e ele se responsabilizará
Conclusão
Deus através de Amós trouxe
sua mensagem a Israel os advertido da importância de cumprir a justiça social,
e viver de acordo com a palavra de Deus.
5-
Significado de palavras da lição:
Contumazes: que ou quem se recusa a comparecer em
juízo, desobediente, orgulhoso, firme.
Sicômoros: figueira de Raiz profunda e galhos
fortes produzem figos e a qualidade dos figos é inferior ai da figueira.
Tenacidade: Afinco, persistência.
Veemência: eloqüência, entusiasmo.
Malversação: desvios de fundos no exercício de um
cargo, dilapidação.
Oferta pacifica: a palavra pacifica significa paz,
era a oferta era onde (Lv 3.1-17;7.11-21) A oferta pacífica era uma comida que foi dada pelo Senhor, aos
sacerdotes, e às vezes ao cidadão comum. O adorador trazia bois ou vacas,
ovelhas, ou uma cabra. O ritual foi comparado com o das ofertas queimadas, até
ao ponto de queimar, onde o sangue de animais era vertido ao redor das
extremidades do altar. Foram queimadas a gordura e as entranhas, e o restante
era comido pelos sacerdotes, e, (se fosse uma oferta expontânea) pelos
adoradores. Este sacrifício de louvor e ação de graças era quase sempre, um ato
voluntário.
As ofertas pacíficas, incluíram bolos sem levedura. Os sacerdotes comiam tudo, menos a porção comemorativa dos bolos, e certas partes do animal, no mesmo dia que o sacrifício foi feito, e quando o adorador os levava juntos, como oferta voluntária, o adorador poderia comer durante 2 dias do animal inteiro, menos o peito e a coxa direita que era comida pelos sacerdotes.
Jacó e Labão deram suas ofertas pacíficas quando eles fizeram o seu pacto (Gen 31:43 ss). era exigido fazer estas ofertas quando se fizesse um voto de consagração à Deus, e Lhe agradecendo com louvores enquanto, espontaneamente, se traziam as ofertas voluntárias.
As ofertas pacíficas, incluíram bolos sem levedura. Os sacerdotes comiam tudo, menos a porção comemorativa dos bolos, e certas partes do animal, no mesmo dia que o sacrifício foi feito, e quando o adorador os levava juntos, como oferta voluntária, o adorador poderia comer durante 2 dias do animal inteiro, menos o peito e a coxa direita que era comida pelos sacerdotes.
Jacó e Labão deram suas ofertas pacíficas quando eles fizeram o seu pacto (Gen 31:43 ss). era exigido fazer estas ofertas quando se fizesse um voto de consagração à Deus, e Lhe agradecendo com louvores enquanto, espontaneamente, se traziam as ofertas voluntárias.
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Oferta de Manjares: já essa oferta era uma oferta de
cereais,
Os Israelitas ofereciam manjares (cereais) ou legumes além dos animais. LevÍtico capítulo 2 menciona 4 tipos de ofertas de cereal, e dá instruções de preparo para cada uma. O pecador poderia oferecer massa de farinha de trigo assada em um forno, cozida em uma forma, frita em uma panela, ou amassada para fazer pão (como na oferta das primeiras frutas). Todas as ofertas de manjares eram feitas com óleo e sal e nenhum mel e fermento seria usado (óleo e sal preservaram, enquanto o mel e fermento deteriorariam). O adorador também traria uma porção de incenso (puro incenso).
As ofertas de manjares eram trazidos a um dos sacerdotes que levaram isto ao altar e lançaram uma "porção memorial" ao fogo e fazia o mesmo com o incenso. O sacerdote comia o restante, a menos que ele mesmo estivesse trazendo a comida como oferta, e ele queimaria ela por inteiro.
O propósito da oferta de manjares era um oferecimento de presentes, e fala de uma vida que é dedicada a dar, e à generosidade.
Os Israelitas ofereciam manjares (cereais) ou legumes além dos animais. LevÍtico capítulo 2 menciona 4 tipos de ofertas de cereal, e dá instruções de preparo para cada uma. O pecador poderia oferecer massa de farinha de trigo assada em um forno, cozida em uma forma, frita em uma panela, ou amassada para fazer pão (como na oferta das primeiras frutas). Todas as ofertas de manjares eram feitas com óleo e sal e nenhum mel e fermento seria usado (óleo e sal preservaram, enquanto o mel e fermento deteriorariam). O adorador também traria uma porção de incenso (puro incenso).
As ofertas de manjares eram trazidos a um dos sacerdotes que levaram isto ao altar e lançaram uma "porção memorial" ao fogo e fazia o mesmo com o incenso. O sacerdote comia o restante, a menos que ele mesmo estivesse trazendo a comida como oferta, e ele queimaria ela por inteiro.
O propósito da oferta de manjares era um oferecimento de presentes, e fala de uma vida que é dedicada a dar, e à generosidade.
Reverente: respeitoso,
reverencioso.
REFERÊNCIAS:
Autor: Auxiliar Diogo Araújo da
Silva
·
Bíblia
de Estudo Aplicação Pessoal. CPAD
·
COELHO,
Alexandre e DANIEL, Silas. Os doze profetas Menores. CPAD
·
SOARES,
Esequias. Ensinador Cristão. CPAD
·
KASCHEL
Werner e ZIMMER Rudi. Dicionário da Bíblia Almeida. Sociedade bíblica do
Brasil.