Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

domingo, 1 de abril de 2012

Esboços para Pregação.


Tema: (Jz 7.2) Deus age no improvável.

Introdução

            Deus para fazer um milagre, para resolver uma causa, não precisa de muita coisa basta apenas ele querer fazer, porém porque Deus não age do nosso jeito, ou como queremos? Entenda:

1-Tudo que Deus faz é para sua Glória:

            (Jz 7.2) Deus reduziu um exercito de 32.000 mil para 10.000, para guerrearei contra um exercito que era como (Jz 7.12), a areia da praia, porque Deus fez isto? No texto vemos a resposta, (Jz 7.2) para Israel não se gloriar, ou seja, poderia depois da batalha eles dizer que venceu devido o numero do exercito e não pelas mãos de Deus. (2 Cr 20.17), apesar deste texto ser de outra historia mas podemos aplicá-lo no texto, pois Deus não queria que eles pelejassem, de 10.000 mil o Senhor reduziu para 300 homens e os 300 não pelejaram (Jz 7.20-22), ao soar a trombeta dos 300 homens os inimigos começaram a lutar contra si mesmo, e Israel só viu o livramento.

2-Josafá comprovou que Deus faz tudo para sua Glória:  

            (2 Cr 20.2-3) Josafá teve medo da multidão do exercito dos moabitas e dos amonitas, porém o profeta Jaaziel profetizou com isso (2 Cr 20.15-17), Deus acalmou o povo e o rei dizendo que na peleja eles não iriam pelejar, Deus ordenou que na guerra pusessem cantores na frente do exercito marchando e cantando dizendo: Rendei graças ao Senhor porque sua misericórdia dura para sempre!(2 Cr 20.21), daí veio o livramento (2 Cr 20.22-24) o Senhor, pois emboscadas e eles começaram a se matar, venceram sem pelajar Deus mostrando que não devemos confiar em carros nem em cavaleiros, mas que ele luta por nós (Sal 46.9-11), ele queima os carros no fogo e despedaça a lança, para mostra que só ele é Deus.

3-Eliseu Entendia que Deus Peleja por nós:

            (2 Rs 6.14-18), Eliseu livrou o exercito de Israel de serem mortos varias vezes através de suas revelações, até que o rei dos sírios percebeu que tinha algo de errado, pois eles nunca conseguia pegar os israelitas, chegou a pensar que era algum traidor que passava a mensagem para o povo de Israel, até que confessaram que Eliseu tinha as revelações, daí ele mandou pegar Eliseu em Dotã, chegando lá o moço que estava com Eliseu temeu, daí Eliseu orou para que ele tivesse os olhos espirituais aberto e ele viu que com Eliseu havia um exército de carros e cavalos de fogo, mostrou para o homem que Crente tem dono. Daí veio o livramento Eliseu orou cegou os soldados e os guiou como cegos até Samaria, lá Eliseu orou os olhos deles foram abertos, daí veio o livramento (2 Cr 6.21-23).

4-Daví Pecou na Alto-confiança:

            Daví se exaltou por ter um exercito grande, e pediu a Joabe (2 Sm 24.2-4), que contasse o censo (2 Sm 24.9) e o numero foi de 800.000 mil homens, e  500.000 mil homens em Judá somando mais de 1 milhão de pessoas, por isso Israel foi castigada (2 Sm 24.13) dos 3 castigos ele escolheu a peste que assolou Israel e chegou a matar 70 mil homens, Deus reduziu o povo. Hoje há pessoas assim que confiam no seu poder, porém Deus deve ser adorado sobre todas as coisas. Confie nele, pois tudo que você tem foi ele quem te deu.

Conclusão

            Chegamos a uma conclusão, que Deus age no improvável que é para ele ser reconhecido como Deus, e ele gosta de agir no impossível (Lc 1.37), só foi até Lazaro depois que ele morreu (João 11.4;6;11), Jesus não foi curá-lo, mais foi ressuscitá-lo porque uma ressurreição trouxe mais gloria para Deus mostrando que para Deus nada é impossível. Faça como Paulo e Silas (Atos 16.25-26), mesmo presos oraram e cantaram e conseqüentemente veio o agir divino, um terremoto que os libertou, cante e ore que Deus, vai pelejar por você.  Para ver os outros esboços clic em mais informações!


Tema: Os que confiam no Senhor (Sal 125.1)

Introdução

            Vivemos em um contexto social onde as pessoas não mais confiam em Deus, são hipócritas falam de Deus, porém no intimo do coração, não aceita a total dependência a Deus, porém o que leva a não confiança em Deus, já que ele promete sempre cuidar de nós?Como identificar um crente que não mais confia no Senhor?

1-O que leva a não confiança no Senhor:

            I-A Incredulidade: (Mt 13.58), a falta de crença é uma das causas por não confiarmos no Senhor, o incrédulo é duvidoso (Tg 1.6), a duvida ou incredulidade impede o agir de Deus e conseqüentemente gera a falta de Fé em Deus, faça como (Mc 9.24) o pai do menino que era possesso de demônios, Jesus disse que tudo era possível ao que crer e ele disse: Senhor mim ajuda na minha falta de Fé! Após os demônios saíram, então não seja incrédulo Deus existe e quer que todo que se aproxima dele creia nele (Hb 11.6).

            II - Falsas Profecias: vivemos em uma época, onde tem se levantado falsos mestres e também mitos falsos profetas, ou seja, pessoas que se dizem ter o dom da profecia mentem e muitos ficam frustrados e acabam não mais confiando em Deus, porém Paulo da à resposta Julgue as Profecias (1 Co 14.29), devemos ter discernimento para não sermos enganados por falsos profetas.

            III-A não compreensão da Soberania do Senhor: entre os atributos do Senhor está sua soberania, ele como soberano faz o que quer sem precisar explicar o homem o porquê do que está fazendo, porém só depois temos a resposta (João 13.7), não podemos questionar a soberania de Deus, tudo que ele faz é bem feito, só ele conhece o futuro. Não desanime por algo que aconteceu só confie nele.

2-Características de uma pessoa que não mais confia no Senhor:

            I-È Materialista: a pessoa que deixa de confiar em Deus se torna uma pessoa materialista, perde a essência da vida espiritual com Deus, se torna amante do dinheiro (1TM 6.10), e apegado as coisas dessa terra diferente de como Jesus ensinou (MT 6.33) que deveríamos buscar em primeiro lugar o reino dos céus. Torna-se um crente que abandona os cargos da igreja, e não pensa mais em nada espiritual.

            II-Sem visão: fica um crente sem visão espiritual, a visão se torna carnal, ou seja, deixa de crer nas verdadeiras profecias, deixa de crer nos sonhos de revelação, começa a dizer que o mundo é melhor que a igreja, não sabe mais discernir o certo do errado (1 Co 2.14).

            III-Sem otimismo: se torna uma pessoa com pessimismo, não acredita em nada, ou seja, não passa alegria para ninguém, não dar uma palavra de animo para ninguém, pois não pode falar do que não tem.
             Se torna uma pessoa que não agradece a Deus por nada mais, diz que tudo que conseguiu foi com esforço próprio, se torna murmurador como o povo de Israel que estava no deserto. (Num 11.5)

3-Luz no fim do túnel

            I - Devemos confiar no Senhor: devemos crer nele porque ele é bom, os que confiam no Senhor são como o monte de Sião (Sal 125.1), Sião era a fortaleza dos Jebuzeus Cidade de Davi, lá havia montes e o salmista faz uma comparação que da mesma forma que o monte de Sião não se abala, assim é o crente que confia em Deus, mesmo enfermo, pobre, desempregado, mal tratado ele não se abala não perde a fé continua o mesmo confiando em Deus.

            Porem há pessoas que se abalam fácil e deixa de confiar no Senhor, devemos confiar no Senhor mesmo quando não há esperança. Tire os exemplos de Jesus.
Ø  Jesus curou a mulher do fluxo de Sangue (Mt 9.20)
Ø  Paralitico do tanque (João 5.4)
Ø  Ressuscitou a Lazaro (João 11.11)
Ø  Curou o cego de Jerico (Mc 10.46)
Conclusão

Jesus fez isto e muito mais, e hoje ainda faz é só crer nele, tem pessoa que crer em Deus até enquanto há esperança, se acabara a esperança deixam de crer em Deus. A mulher do fluxo de sangue, o paralitico do tanque, as irmãs de Lazaro, o cego de Jerico não tinham esperanças, porem ele resolveu a causa de todos. Para Deus nada é impossível (Lc 1.37), não perca sua fé em Deus não se desvie da igreja, não murmure contra Deus. Ele age na dificuldade para seu nome ser glorificado e conseqüentemente, creiamos mais nele e tenhamos experiências com o Senhor!


Tema: Como Vencer as estratégias de Satanás. (1 João 2.16)
Introdução

            Nós estamos em uma batalha, em uma luta (Ef 6.12). O Diabo nos estuda (1 Pd 5.8), pois ele vive a passear a terra (Jó 1.7), Vamos aprender como vencê-lo:

1-Concupiscência da Carne. (1 João 2.16)

A carne tem vários desejos como: (Gl 5.19-21). O Diabo nos ataca nos tentando na Carne. Um Exemplo de uma pessoa que foi tentado na Carne Esaú (Gn 25.29-34).

2-concupiscência dos olhos. (1 João 2.16):

Ø  Eva foi tentada nos olhos (GN 3.6)
Ø  Davi foi tentado nos olhos (2 Sam 11.2)
Ø  Sansão (JZ 14.1-3)
Hoje o diabo atua nos meios de comunicação:
Ø  Televisão
Ø  Internet
Ø  Celular
Ø  Estilistas

3-soberba da vida: (1 João 2.16)

      O diabo atua nessa área porque ele é exaltado (Ez 28.17). Veja exemplos de soberba na bíblia:
Torre de Babel (GN 11.4) Pessoas querendo ser mais crente que as outras (MT 6.5), Porém Deus se agrada dos Humildes (TG 4.10), esses ele exalta. 

4-Jesus foi tentado nessas 3 áreas:

Ø  Foi tentado na Carne (Mt 4.3)
Ø  Foi tentado nos olhos (Mt 4.8-10)
Ø  Foi tentado na soberba da vida (Mt 4.5-7)

5-Como vencer essas estratégias?

            Através da Armadura de Deus (EF 6.11;13).Veja como é a armadura:
Ø  Cinturão: Verdade
Ø  Couraça: Justiça
Ø  Sapatos: Evangelizar
Ø  Escudo: Fé
Ø  Capacete: Salvação
Ø  Espada: Palavra de Deus
Conclusão
            Através da oração, pois Jesus disse vigiai e orai para não cairdes em tentação, ore e vigie e se revista da armadura de Deus e vá há peleja e com certeza você vencerá. 

Tema: (Atos 17.23) O Deus desconhecido
Introdução

            Paulo prega em Atenas cidade da Grécia, onde habitava um povo idolatra (Atos 17.16), lá ele se deparou com filósofos como os Epicureus e os Estóicos, (Atos 17.18), os Epicureus eram seguidores do filosofo Epicurus acreditavam que buscar o prazer e a felicidade era a principal meta da vida, os Estóicos seguidores do filosofo Zenon procuram viver em harmonia com a natureza, o povo ateniense era muito supersticioso (Atos 17.22), viviam de acordo com fabulas, mitologias e davam muita credibilidade as superstições.

1-Paulo no areópago:

            O areópago em Atenas era o tribunal, onde se tratava de leis religiões e educação (Atos 17.19) os cidadãos atenienses ficaram curiosos com a doutrina de Paulo, e o convocaram para o tribunal para debater o assunto Paulo prega Sabiamente:

I-Paulo não ataca diretamente os deuses atenienses:

            Eles eram politeístas, havia mais de 30.000 mil estátuas de deuses, havia mais deuses que seres humanos na cidade, com isso pensavam estar protegido, pois pensavam quanto mais deuses com nosco é melhor. Veja uma lista de deuses atenienses: Zeus era o deus dos deuses, Atena deusa das artes, Apolo deus do sol, Artemis deusa da caça e protetora da cidade em Efeso tinha um templo dela lá era chamada de Diana, Afrodite deusa do amor, Demeter deusa das colheitas, Hermes mensageiro dos deuses, porém Paulo sabiamente e movido pelo Espírito Santo prega no nome do Deus desconhecido que havia em Atenas, porém como surgiu este altar com este nome em Atenas entenda:

II - historia de Epimenedes:

            Segundo Diógenes Laertius que foi um antigo filosofo, o nome Ao Deus desconhecido com esta em (Atos 17.23) ocorreu há vários anos atrás, Epimenedes morava em Creta e ele cria em um só Deus, certa feita em Atenas ocorreu uma praga e varias pessoas morreram, fizeram sacrifícios a todos os deuses e a praga não parou, até que pensaram será que falta algum deus que façamos oferenda, lembraram de Epimenedes que morava em Creta, o trouxeram a Atenas, quando ele chega se espanta com o tamanho da idolatria e a numerosidade de mortos pela praga que não parava, daí perguntaram se Epimenedes poderia fazer algo para reter aquela praga, ele disse que iria fazer um sacrifício ao seu Deus, ele pediu que prendessem varias ovelhas e deixassem em jejum, para no outro dia cedo solta-las e a ovelha que se deita-se sem comer o pasto ali variam um altar e sacrificariam a Deus, a historia diz que as ovelhas foram soltas e incrivelmente foram para bem longe doas estatuas dos deuses e algumas se deitaram sem comer algo impossível para ovelhas famintas, daí entenderam que era um sinal de Deus, no local que as ovelhas pararam os pedreiros fizeram um altar e ao fazer o sacrifícios a praga parou e dentro de uma semana todos foram curados e ninguém mais morreu da praga, puseram o nome no altar Ao Deus desconhecido.

III-Paulo prega no nome desse Deus desconhecido:

            O Deus desconhecido do povo ateniense é o Deus criador dos céus e da terra como relata Paulo em (Atos 17.24-28), é um Deus diferente dos ídolos (115.4-8), nosso Deus tem boca e fala (Êxodo 19.18-19) tem olhos e ver (Jr 23.24), ele tem ouvidos e ouvi (Jr 23.24),tem mãos e apalpa (Isaias 40.12) ele não dá sua gloria a outro (Isaias 42.8). Nós somos prova de sua existência e imanência não vemos o vento, mas sentimos o vento não vemos Deus, mas sentimo-lo, como no dia de pentecostes (Atos 2.2-3).

IV-Paulo cumpriu o propósito:

Paulo prega e se convertem um dos areopagitas chamado Dionísio e uma mulher chamada Damares (Atos 17.34), tudo isso porque foi sábio como ele disse mim fiz de louco pra ganhar os loucos.   
     
  Conclusão
Só Deus é Deus, os deuses mitológicos da Grécia nada poderam, fazer para aplacar a  praga, porém Deus através de uma forma simples mostrando que não se agrada da idolatria e que só ele é Deus.



Tema: Deus domina a fúria do Mar: (Sal 89.9)
Introdução

Na terra a água cobre 71% da superfície da Terra, sua maioria se encontra nos oceanos, os oceanos são: Pacifico, Atlântico, indico, Glacial ártico e Glacial antártico.  As águas do oceano são poderosas ao ponto de afundar navios, Afundou o glorioso, Titanic através de um Iceberg. Nos oceanos ocorrem varias fenômenos como: Ondas, marés, Tempestades e o famoso Tsunami. Porém a água por si própria não tem esse poder ela conta com o vento que forma ondas e tempestades e os movimentos das placas tectônicas no mar geram o tsunami. Na vida espiritual o crente passa por tempestades e ondas e tsunamis. Porém o que Deus faz com o mar e com a Tempestade?

1-Deus foi o criador do mar:

            (Gn 1.10), ele tem o controle das águas e põem ao mar seus limites.  O mar é furioso, mata pessoas afogadas, naufraga navios, Paulo disse que (2 Co 11.25) sofreu naufrágios um foi quando ele foi parar na ilha de Malta (Atos 27.27-44; 28.1-6). No sentido espiritual o crente sofre varias tempestades porem o que leva um crente a sofrer tempestade?

2-São tempestades para uma Grande Vitoria:

            Em (Atos 27.27-44; 28.1-6).Vemos que Paulo e os outros sofreram um naufrágio no mar devido a tempestade. Era um mal que viria para o bem, e para Deus ser exaltado com isso foram parar em Malta lá Paulo orou pelo pai de Publio com isso chamou atenção vieram outros ele orou e os curou e almas foram salvas e (Atos 28.10) foram honrados e deram tudo que fosse necessário para a nova viagem. (Historia do irmão da ilha). Sua soberania é inquestionável.

3-São tempestades devido à desobediência do homem:

            (Jonas 1.4-6) Deus disse a Jonas que fosse a Nínive, desobediente foi a Tarsis para tentar se esconder de Deus veio à tempestade por sua causa, daí teve que ser lançado no mar e passou três dias e três noites no ventre do peixe. (hoje crentes sofrem por não fazer a vontade de Deus).

4-São tempestades para provar nossa Fé:

            (MT 8.23-27) os discípulos tiveram medo da tempestade e clamaram ao mestre sua resposta porque temeis homens de pequena fé, (há tempestades que é Deus nos provando temos que saber passar pela tempestade).

5-O que Deus faz com a Tempestade ou com as águas?

            As águas podem ser poderosas, mas Deus é mais: (2 Reis 6.1-7)Eliseu faz o ferro flutuar, Deus mostra seu poder ao mar. Deus abre o mar Vermelho (Sal 106.9) O mar na frente Deus abriu com seu poder (EX 14.21-23). O Jordão se abriu para Josué passar com seu povo (Js 3.1-17). (quem sabe se Omar pudesse falar diria Deus mim abriu quero ver quem anda por cima de mim sem afundar). (Mt 14.25)Jesus andou sobre o mar mostrando que o mar para ele não é nada, Porem alguém pode disser mas Jesus é Deus, Pedro também andou (Mt 14.28-30) só começou a afundar porque teve medo das ondas e do vento, Jesus disse porque temei homem de pequena fé, Jesus que que você ande sobre o problema pois ele te deu essa autoridade.

Conclusão

            As Tempestades tanto podem ser conseqüência da desobediência, como podem ser Deus provando nossa fé, ou uma tempestade para um propósito ou finalidade, cabe a você descobrir o porquê essa tempestade em sua vida, só confie nele, Deus sabe o que está fazendo.

             
           



Nenhum comentário: