Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

sexta-feira, 30 de março de 2012

A Páscoa



A páscoa
Introdução

            Etimologicamente esta palavra vem do hebraico Pessach, que significa “passagem”, porém o que vem a ser essa passagem? Como surgiu a páscoa? O que coelhos e ovos têm haver com a páscoa? Por que o cristianismo vivencia a Páscoa? Entenda através da bíblia e da Historia:

1-Como Surgiu a Páscoa?

            Encontramos a resposta a essa pergunta no livro de (Êxodo 12.1-28), e segundo o dicionário bíblico Almeida define a páscoa como uma festa em que os israelitas comemoram a libertação dos seus antepassados da escravidão no Egito, como já aprendemos o termo páscoa significa “passagem”, ou seja, Deus levantou Moisés, para libertar o povo Judeu do Egito, porém Faraó os oprimia e não permitia essa libertação.
            Devido a isto Deus entrou na causa, castigando os egípcios com pragas (10 no total) até a nona praga Faraó sempre endureceu o coração, até que a 10º foi à praga dos primogênitos, Deus enviou um anjo á Meia-Noite (Ex 12.29) para matar os primogênitos, porém nas casas dos israelitas o anjo “passava”, por cima daí o significado da palavra “páscoa”, que significa “passagem”, Deus determinou que cada israelita passasse sangue de um cordeiro nas ombreiras da porta (Ex 12.7), como um sinal que ali era á casa de um israelita, ao ver o sangue o anjo passava e só entrava nas casas dos egípcios matando todo primogênito (Ex 12.29-36), devido a isto Faraó se quebrou e deixou o povo ir, daí então essa data se tornar uma data de festa perpetua para o povo Judeu que comemora a libertação do Egito, porém essa festa cai no dia 14 de NISÃ (mais ou menos 1 de Abril), a festa dos Paes asmos era uma prolongação da páscoa (DT 16.1-8). Até Jesus comemorou a páscoa com os seus discípulos (LC 22.7-13); (MT 26.17-19); (MC 14.12-16), no tempo de Jesus a Páscoa e a festa dos Paes asmos eram juntas até porque comemoravam a mesma coisa (LC 22.1), eles comiam o pão asmo que era o pão cem fermento durava 7 dias. Entendemos como surgiu essa festa mais o que ela tem haver com o povo cristão? Entenda:

2-Como a páscoa passou a ser comemorada pelo povo Cristão?

            Se a páscoa é uma festa judaica antes de Cristo, porque os cristãos comemoram essa data? É simples, Jesus ressuscitou no Domingo de Páscoa (Lc 24.1), devido a este fato a páscoa, passou não só a ser comemorada como a libertação do povo Judeu do Egito, mas também a ressurreição de Cristo, ou seja, o dia que ele passou da morte para a vida, hoje muitos relembram esta passagem com peças teatrais, filmes etc. Com isso fica claro que a igreja católica no principio do 1º milênio depois de Cristo, fundiu a páscoa judaica para celebrar Cristo.
            Mas o mais importante de tudo é que Jesus ressuscitou venceu a morte (LC 24.1-12); (1 Co 15.54-56). E como ele ressuscitou também ele vai ressuscitar os mortos que morreram com Cristo, (1 Tss 4.13-18).

3-O que Coelhos e ovos têm com a Páscoa?

            Na bíblia não encontramos nada em relação a coelhos e ovos com a páscoa, pelo contrário vemos o cordeiro (Ex 12.5), que foi morto para usar seu sangue nos umbrais da porta e conseqüentemente come-lo. Os Pães Asmos (Ex 12.15) que era o pão sem fermento, que era comido no período de 7 dias, o vinho (Lc 22.17-18;20). Porém o coelho e o ovo onde entra na história? Segundo os historiadores foi uma introdução do paganismo no Cristianismo, ou seja, eles celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.



                                                      deusa Ostera
    
Os cristãos se apropriaram da imagem do ovo para festejar a páscoa, que celebra a ressurreição de Cristo, o concilio de Nicéia, realizado em 325, estabeleceu o culto á data. Na época pintavam os ovos (geralmente de galinhas, gansa ou codorna) com imagens de figuras religiosas, como o próprio Jesus e sua mãe, com isso virou um habito presentear ovos no dia da páscoa, só depois a França criou os ovos de chocolate que virou uma febre substituindo os ovos de aves.

4-Coelhas põem ovos?

            Parece uma pergunta simples, porém como professor de ciências biológicas pude comprovar nas salas de aulas que muitos alunos têm uma visão que coelhas põem ovos, não porque a Escola seja de baixo nível, mas devido a cultura, pois desde crianças fomos acostumados a pintar e desenhar coelhos com ovos. Porém cabe-se ressaltar que coelhas não põem ovos os coelhos são mamíferos, apesar de que existe 2 mamíferos que põem ovos que são o ornitorrinco e as équidnas, porém os coelhos não são ovíparos e sim vivíparos esta é a melhor explicação do porque coelhas não põem ovos, a questão é que a deusa Ostera segurava um ovo com um coelho perto dela, celebrando a primavera, porque a primavera é tempo de procriação de novas vidas, o ovo quando eclode sai uma vida e os coelhos são animais que tem uma capacidade de ter uma reprodução com muitos filhotes em media nascem de 4 a 5 filhotes por cria. Então tanto o ovo como o coelho simbolizavam vida nova para a primavera, daí a igreja católica se apropriou disso para implementar no cristianismo, e segundo eles o ovo e o coelho simbolizam vida, pois Jesus venceu a morte quando ressuscitou, voltou a vida. Porém fica claro que coelhos e ovos não têm nada a ver, pois os coelhos são vivíparos e os animais que põem ovos são ovíparos.

Conclusão

            O importante é que nós cristãos não venhamos nós apegar a símbolos, pois tudo isto desvirtua o real sentido da páscoa, hoje as crianças não sabem o que é ressurreição de Cristo, mas sabem o que é ovo de chocolate. Que nós não venhamos só lembrar de Cristo na páscoa, mas sempre por isso aceite ele como seu Salvador!

Bibliografia:
Autor: Diogo Araújo da Silva
Dicionário da bíblia Almeida
Bíblia de Estudo Almeida
Sites de pesquisa no Google.


           
                           

Nenhum comentário: