Assembleia de Deus em Frexeiras

Assembleia de Deus em Frexeiras

Total de visualizações de página

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Como vencer as estrategias de Satanas


 Estratégias que o Diabo usa para Derrotar o Crente como Vence-las.

Tema: (1 João 2.16) TRÊS ESTRATEGIAS DO DIABO DERROTAR O CRENTE. COMO VENCE-LAS.

INTRODUÇÂO
            Nós estamos em uma batalha em (EF 6.12) vemos que nossa luta é contra o diabo e seus demônios, e ele tem suas estratégias para derrotar os crentes, E neste estudo procuraremos esclarecer e aprender como, vence-las e não ser derrotados pelo adversário.
Baseando-se no tema em pauta dividiremos em três estratégias que são?

 1º CONCUPISCÊNCIA DA CARNE
(1João 2.16)
            Concupiscência é um forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos. E tratando-se do desejo da carne, vemos que o diabo tenta-nos na cobiça pelo prazer físico e na preocupação com a satisfação dos desejos físicos, isto é concupiscência da carne.
Jesus foi tentado na carne (MT 4.3) sabemos que ele estava em jejum no deserto e fazia já 40 dias e 40 noites e consequentemente ele teve fome, aí apareceu o desejo da carne que era de se alimentar o diabo aproveitando-se do momento veio tentar, dizendo :se tu és o filho de Deus, transforma estas pedras em pães.O diabo gosta de  atacar no ponto fraco de cada crente, como fez com Jesus.
            O adversário gosta de tentar na carne pois ele sabe que a carne é fraca (MT 26.41b) coisa difícil é resistir ao desejo da carne em ( GN 25.29-34)diz que Esaú vindo do campo cansado e com fome, pediu ao seu irmão Jacó para comer do guisado vermelho e Jacó fez um trato te dou o guisado vermelho e você  a sua primogenitura, e Esaú cedeu a tentação desprezou a sua primogenitura por pão e um guisado de lentilhas. Esta é a primeira arma do diabo derrotar o crente a carne. Sabemos que quando falamos de carne referente a este tema não se trata de nossa matéria carnal e sim, de nossa natureza pecaminosa ou os maus desejos.
            Nós vivemos com a carne (RM 7.14) a antiga natureza, torna-se um ponto de estratégia para satanás ( RM 7.25 )derrotar os crentes, e o diabo sabe que o crente carnal não agrada  a Deus (RM 8.8), e morre espiritualmente (RM 8.13) por isso ele nos ataca nesta área.

CONCUPISCÊNCIA DOS OLHOS
  (1 João 2.16)
            A segunda estratégia do diabo é o desejo dos olhos como a cobiça por tudo o que vemos, almejar e acumular coisa, curvando-se ao deus do materialismo.
            A um ditado que diz: O que os olhos não vêem o coração não senti , e é verdade ao vermos uma coisa agradável o coração palpita.
 Jesus também foi tentado na concupiscência dos olhos (MT 4.8-10) O diabo levou Jesus a um monte alto e mostrou os reinos do mundo e a gloria deles, e disse:tudo isso te darei se mim adorares, o diabo como deus deste século (2 cor 4.4) ofereceu as riquezas deste mundo tentando-o nos olhos pois o que é belo enche os olhos (GN 3.6) Eva viu a árvore e era agradável a os olhos satanás tentou Eva no desejo dos olhos e fez ela pecar juntamente com Adão.
            Sensualidade é outra arma em (2 SM 11.2) vemos que Davi passeando no terraço da casa Real viu bate-seba esposa de Urias tomando banho e ela era mulher formosa a vista. Davi (2 SM 11.4) adulterou com ela foi tentado por satanás na concupiscência dos olhos e depois sofreu as conseqüências do pecado.
            E hoje o diabo usa estilistas para fazer roupas sensuais ou provocantes, mulheres andam pela rua nua podemos assim dizer, sendo uma estratégia para o diabo nos tentar nos olhos, e às vezes ate na igreja tem irmãs que usa saias e blusa indecentes provocando a atenção dos irmãos. Não se inlúda com o que é bonito ou atraente, pois ate o diabo querendo pode aparecer lindo (2 COR 11.14)

SOBERBA DA VIDA
(1 João 2.16)
            Soberba é o mesmo que orgulho, como orgulho por posses,obsessão pela condição, posição ou por ser importante. Esta a terceira estratégia do diabo derrotar os cristãos.
 Jesus foi tentado na soberba da vida (MT 4.5-7) O diabo levou Jesus a cidade Santa e colocou-o no pináculo do templo, e mandou ele se atirar, dizendo que esta escrito: que os anjos o livraria da queda.
            Ele esperava que Jesus se exaltar-se, pois ele como filho de Deus poderia pedir aos anjos e eles viriam o livrar da queda, mas se ele fizer-se isto estaria pecando na soberba da vida.
            O diabo gosta de tentar na soberba, pois ele mesmo é (EZ 28.17).E perdeu seu direito que tinha pelo seu exaltamento ele sabe que só Deus deve ser adorado (IS 42.8).
 Em (GN 11.4) construíram a torre de babel uma grande conquista humana, uma maravilha do mundo. No entanto era um monumento para engrandecer as pessoas, não a Deus.
            Eles queriam impressionar, queriam algo para ser visto por todo mundo, quantas pessoas não gostam de aparecer ou fazer coisas para ser visto.
            O inimigo cria nos corações o orgulho como os hipócritas (MT 6.5) que oravam em pé nas sinagogas e nas esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens.
            O diabo atua na soberba na igreja também são crentes querendo ser melhor que os outros ou fazendo trabalhos não para agradar a Deus, Mas para ser vistos pelos irmãos,dirigentes enfim o pastor, querendo cargos e posições no intuito de se exaltar, mas a bíblia ensina (TG 4.10) humilhai-vos e Deus no momento certo ele vos exaltara.
            O diabo opera na soberba de valores (1 TM 6.10) São pessoas amantes do dinheiro, vivendo na cobiça e acabam se desviando da fé, não ajudam próximo, quanto mais tem mais se quer, ficando materialista pelas suas posses não fala com um pobre, despreza um irmão pela sua aparência tudo isto é soberba da vida. Mas a bíblia diz Deus abate o exaltado e exalta o humilhado.
            Vamos aprender como vencer essas estratégias?

COMO VENÇELAS?                
            Falamos das estratégias e seria falta de sabedoria não ensinar como vencer as estratégias do diabo.
            (MT c4.v,4,7,10) aprendemos com Jesus, vemos que o diabo tentou Jesus nas três estratégias. Mas como Jesus venceu vamos aprender?
Através da palavra, que é nossa arma (HB 4.12) ela é viva e eficaz, o crente que vive na palavra pode vencer o diabo assim como Jesus venceu. Se Eva usa-se essa arma venceria a Serpente. Sabemos que não é fácil vencer, pois constituí-se uma batalha espiritual, Mas Deus nos deu uma armadura (EF 6.11) que preenche todo o corpo não dando brecha para o diabo e suas astutas ciladas (EF 6.13).
A carne sempre vem querendo prevalecer (GL 5.19-21) para nos afastar de Cristo mas com a armadura venceremos e os frutos surgirão (GL 5.22-25).
Nós estamos livres do diabo (João 8.32,36), Mas não para dar lugar a carne (GL 5.13), Mas para vivermos em novidade de vida, (TG 4.4) quem vive amigo do mundo é inimigo de Deus, (1 João 2.15) e o amor do pai não esta nele.(1 João 2.17) tudo no mundo é passageiro e o diabo como pai da mentira (João 8.44) quer fazer filhos, e ele tem suas armas, a quem pense que o diabo ta amarrado ou parado mas em (1 PD 5.8) diz que ele anda em derredor e em (JÒ 1.6-7), diz que ele passeia sobre a terra ele esta furioso (João 10.10) querendo matar,roubar e destruir. Mas Deus não nos deixa perecer (1 COR 10.13). Ele nos da um escape, na presença de Jesus o diabo treme (TG 2.19). Então o segredo para vencer é resistir (TG 4.7) que ele foge de nós.
            Não precisamos temer, mas vencê-lo pela autoridade dada por Cristo (MC 16.17-18), Enfim através de uma vida de oração constante (MT 26.41)

CONCLUSÂO

Falamos Sob as três formas que o diabo faz para derrotar o crente , que é os desejos dos olhos, da carne e a soberba da vida, mas sabemos que através da armadura de Deus, da espada do espírito que é a palavra, e de uma vida de constante oração venceremos. Em nome de Jesus Cristo. Amém. 

BIBLIOGRAFIA

Autor: Diogo Araújo.
Livros: Dicionário da Bíblia de Almeida, Bíblia de estudo Almeida, Bíblia de estudo aplicação pessoal. 

Um comentário:

Unknown disse...

Deus nos da toda as armas para nos defender do maligno , basta queremos usá-las.
Glórias a Deus por este ensino.